quinta-feira, 27 de março de 2014

Luís Castro um Líder indiscutível, mais uma coisas...

27/03/2014 - Luís Castro

Fantástica a conferência de imprensa final de Luís Castro. Respondeu a tudo com classe, inclusive para aqueles que duvidavam do plantel. Isto sim é FCP! Humildade, categoria, educação, elevação, amor ao futebol e acima de tudo, muita competência (liderança).

 
Luís Castro merece todos os elogios. É um técnico perspicaz, pragmático, lúcido, bom psicólogo e com características de líder . Tudo isto é muito importante porque: identificou bem as dificuldades da equipa, transmitiu confiança aos jogadores e, impos as suas ideias mas pela persuasão.
 

Exibição da equipa portista no jogo da Taça de Portugal

Gostamos francamente da excelente primeira parte do FC Porto (jogo da Taça contra o Benfica) que entrou muito bem: com determinação, fulgor e discernimento; que possibilitou o golo do Jackson, bem como outras oportunidades que se tivessem sido concretizadas dariam uma expressão mais ajustada ao marcador.

Alguns dos ingredientes necessários à equipa dos Dragões mas, que já se começaram a notar: garra, empenho, atitude, critério, dinamismo...


Análise à equipa (plantel)

Guarda-redes: Fabiano um grande goalkeeper ao nível dos melhores que actuam no futebol português.

Defesas laterais: Danilo e Alex Sandro indiscutíveis quando em forma, podendo em caso de necessidade, ser substituídos por Maicon na direita, Mangala na esquerda; e, ainda Ricardo à esquerda ou à direita.

Defesas Centrais: Mangala, Maicon, Abdoulaye e Reyes; este último sendo o menos possante é o mais evoluído tecnicamente.

Um trio do meio campo para continuar a apostar nele: Fernando, Defour e Herrera.

O problema de Varela: falta-lhe a velocidade dos seus melhores tempos

Carlos Eduardo, um futebolista evoluído que precisa de ganhar endurance e crescer psicologicamente.

Quintero, é um futebolista evoluído tecnicamente, mas ainda estará na fase de adaptação ao FCP e ao futebol português.

Ghilas - é um futebolista que pode vir a ser preponderante na manobra da equipa mas, para isso, tem de continuar a jogar. Estamos convencidos de que com: melhor entrosamento, aumento de ritmo e dos índices de confiança; o Ghilas obterá o estatuto de titular indiscutível na equipa. E até o Jackson é capaz de beneficiar com a sua presença na equipa, por aquele absorver, concentrar em si, parte da atenção dos adversários, facto este que acabará por libertar mais o Jackson.


Ricardo Quaresma, um titular indiscutível se continuar motivado e 100% profissional.

Constatação

 A actuação da equipa portista leva-nos a pensar que o processo defensivo e de meio campo estará já praticamente consolidado, mas que ainda tem necessidade de evoluir. O ataque, (avançados) por seu lado, é o sector que precisa de mais clarividência e automatização entre todos os seus elementos.

Resumo

Para aqueles que aqui diziam à boca cheia que o plantel era fraco, as últimas exibições da equipa denunciam o contrário, espero que já estejam convencidos, de quem estava a destruir psicologicamente e fisicamente a equipa.

Comparações

Essa de o clube da águia ter um plantel melhor do que o do FC Porto, têm de nos explicar o seguinte, tipo: confrontar jogador a jogador na sua posição e afiançar: este é melhor que aquele.
É que não vemos nenhum elemento dos rivais que entre de caras na equipa portista, só se for o "nomeações"!
Este último sim, até daria para fazer descansar alguns titulares indiscutíveis na equipa dos Dragões!


Sem comentários: