sábado, 15 de fevereiro de 2014

Convocados para Barcelos, Paulo Fonseca e FC Porto B

15/02/2014 - Mikel convocado para o Gil Vicente

A chamada de Mikel, médio do FC Porto B, é a novidade da lista elaborada por Paulo Fonseca para a visita ao Gil Vicente, marcada para este domingo, às 19h15, no Estádio Cidade de Barcelos, e a contar para a 19.ª jornada da Liga. Em relação à convocatória para a recepção ao Paços de Ferreira, de domingo, sai dos eleitos o médio Defour.

​O último treino antes da partida com os gilistas, realizado este sábado, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, contou com a presença dos médios Mikel e Pavlovski, do FC Porto B. Carlos Eduardo continuou em recuperação de uma lesão e realizou treino integrado condicionado, enquanto Defour voltou a trabalhar apenas no ginásio. O guarda-redes Kadú treinou com o FC Porto B.

Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (g.r.); Danilo, Maicon, Quaresma, Josué, Jackson, Quintero, Ghilas, Herrera, Varela, Licá, Ricardo, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro e Mikel.
14-02-2014 – Em Barcelos à procura da primeira vitória em oito anos
​É verdade que o Gil Vicente esteve cinco anos afastado da Primeira Liga, mas a seca de vitórias do FC Porto em Barcelos leva mais de oito anos, período em que se realizaram três partidas. O último triunfo no Estádio Cidade de Barcelos remonta a 28 de Novembro de 2005, quando Lucho González marcou de cabeça logo no primeiro minuto, a passe de Ricardo Quaresma (1-0). Para além do extremo, o outro elemento que se mantém no plantel entre o grupo de 18 convocados para esse encontro é Helton, que então não saiu do banco.

Nas últimas três épocas, o historial é o seguinte: em 2010/11, para a Taça da Liga, registou-se um empate (2-2), quando as hipóteses dos Dragões progredirem na competição já eram escassas; em 2011/12, surgiu a única derrota dos azuis e brancos para a Liga (3-1) em três temporadas; na época passada, a partida da primeira jornada redundou num nulo. Nos dois últimos encontros, há um ponto em comum: queixas mais do que justificadas dos portistas em relação às arbitragens de Bruno Paixão e Duarte Gomes.

Estes dois nulos não conseguiram evitar que o FC Porto se sagrasse campeão em ambas as ocasiões e, de resto, o saldo dos Dragões na cidade minhota é mais do que positivo: para a Liga portuguesa, nove vitórias, três empates e quatro derrotas em 16 encontros. Há ainda que juntar a este histórico o referido encontro para a Taça da Liga, em 2010/11, e uma vitória para a Taça de Portugal, em 1996/97: um golo de Mielcarski, a cinco minutos do final do prolongamento, permitiu aos Dragões ultrapassar a quarta eliminatória da prova, então ainda no “velhinho” Adelino Ribeiro Novo.

O primeiro encontro oficial de que há registo entre as duas formações foi a 19 de Maio de 1991, com o FC Porto a vencer por 2-0, graças a um “bis” de Domingos. No Gil Vicente, alinhavam Folha e Domingos (que hoje fazem parte de equipas técnicas azuis e brancas), o falecido Rui Filipe e o treinador era o ex-capitão Rodolfo Reis. Esse triunfo pode ser inspirador para que a deslocação de domingo (19h15) termine com o jejum de bons resultados em Barcelos.

14-02-2014 –
Paulo Baptista o árbitro nomeado para o Gil Vicente- FC Porto
​Paulo Baptista, da Associação de Futebol de Portalegre, foi o árbitro nomeado para o jogo entre Gil Vicente e FC Porto, marcado para este domingo, às 19h15, no Estádio Cidade de Barcelos, referente à 19.ª jornada da Liga.

Assistentes da equipa de arbitragem: José Braga e Valter Rufo.
14-02-2014 – Paulo Fonseca: “Estamos preparados para um jogo difícil”
​O técnico do FC Porto não se fia nos 14 jogos sem vencer do Gil Vicente e sustenta-se na história recente para antever dificuldades na deslocação a Barcelos (domingo, 19h15), da 19.ª jornada da Liga. Paulo Fonseca garante uma equipa focada no seu trabalho e determinada em aliar bons resultados a boas exibições.

​“Os últimos resultados do Gil Vicente são pouco relevante para nós. O FC Porto sente sempre grandes dificuldades em Barcelos e este jogo não será diferente, pois vamos defrontar uma equipa agressiva e solidária. Além disso, as condições climatéricas, tal como o estado do relvado, também poderão não ser favoráveis, mas estamos preparados para um jogo difícil”, começou por dizer Paulo Fonseca na conferência de imprensa de antevisão do encontro com os minhotos, que ocupam a 12.ª posição, com 19 pontos.

As considerações que têm sido feitas relativamente aos jogos do FC Porto também mereceram um comentário do treinador dos Dragões. “Aceito todas as críticas, podendo não concordar com elas. Trabalhamos todos os dias para melhorar, como equipa, os resultados e as exibições. É assim que pensamos. Queremos ganhar sempre, mas não estamos em primeiro lugar, pelo que não posso estar satisfeito, mas ainda há muito campeonato por disputar”, sublinhou Paulo Fonseca, que acrescentou que o FC Porto está focado unicamente no seu trabalho. “Se não vencermos os nossos jogos, não vale a pena pensar nos outros candidatos”, acrescentou.

Sobre as mensagens e reacções da massa adepta portista, Paulo Fonseca aceita-as e guarda-as. “Os adeptos têm o direito de se manifestar e eu só tenho que trabalhar para melhorar a equipa do FC Porto. Queremos aliar boas exibições a bons resultados, mas o essencial é sempre vencer. Estamos habituados às críticas depreciativas, sobretudo por parte de pessoas que não são afectas ao FC Porto”, prosseguiu o treinador dos tricampeões nacionais, que admitiu ainda que Carlos Eduardo “está em dúvida” para o jogo com o Gil Vicente e que Defour “não será opção, pois não treinou durante a semana”.

O jogo entre Gil Vicente e FC Porto, da 19.ª jornada da Liga, disputa-se este domingo, às 19h15, no Estádio Cidade de Barcelos.
12-02-2014 – FC Porto B - Recepção ao Leixões a partir de dois euros
​Estão disponíveis os bilhetes para o jogo entre o FC Porto B e o Leixões, marcado para este domingo, às 15h00, no Estádio de Pedroso, e referente à 30.ª jornada da Segunda Liga.

​Os detentores de Lugar anual no Estádio do Dragão terão acesso gratuito, mediante o levantamento do respectivo ingresso nos locais de venda (limitado à disponibilidade de lugares).

O Estádio de Pedroso tem óptimas acessibilidades:

- Veículo particular: » Tendo como local de partida o Estádio do Dragão, é muito simples chegar ao Estádio de Pedroso:
VCI (Direcção Ponte do Freixo)
Saída N222 Direcção - Castelo de Paiva
Seguir placas de Indicação "Estádio de Pedroso"
Coordenadas: 41°4'1"N 8°32'42"W

 
- Transporte público:
» Partindo do centro da cidade do Porto, dispõe de autocarros no Parque das Camélias (Porto), da empresa MGC Transportes, que vão para Pedroso. Horários das partidas no Parque das Camélias: 12h45 e 13h30. (*)

» Se preferir o Metro saia em Santo Ovídio (linha amarela) onde há autocarros, da empresa MGC Transportes, que fazem o trajecto até ao Estádio de Pedroso. Horários das partidas em Santo Ovídio: 12h50 e 13h35. (*)

 (*) Os passageiros terão de sair na última paragem e caminhar cerca de cinco minutos até ao Estádio de Pedroso.

 No regresso poderão utilizar o autocarro que sai de Pedroso pelas 17h15 e 18h00.

Sem comentários: