domingo, 2 de fevereiro de 2014

FC Porto B mostra à equipa principal como é

dragaoatento: apesar de toda a sua juventude a equipa do FC Porto B deu um resposta cabal mostrando aos seus colegas da equipa principal quais são os pressupostos para se atingirem os objectivos.
O futebol que se pratica na segunda liga é um futebol mais físico, matreiro e cheio de habilidades, sendo portanto muito importante para os jovens da equipa B do FC Porto a experiência entretanto adquirida nestes jogos. A equipa do FC Porto B é recheada de jovens habilidosos mas aqui e ali a demonstrar falta de maturidade, experiência, pelo que foi preciso uma grande atitude, muita garra e suar a estopinhas, para levar de vencida esta aguerrida equipa B do Marítimo: muito bem organizada, entrosada, e com jogadas bem engendradas de laboratório, perfeitamente ensaiadas e melhor executadas.
Quero entretanto corrigir a minha primeira impressão relativa ao Gonçalo Paciência. Não será um tecnicista como o seu Pai Domingos, que era fantástico, foi um futebolista de eleição, quem o viu jogar sabe do que estou a falar; mas é um jovem promissor bem constituído fisicamente, e que, quando ganhar um pouco mais de experiência, maturidade, os índices de confiança vão aumentar, e por conseguinte vai passar a actuar mais sereno, tranquilo, e por via disso, vai com certeza atingir um bom nível futebolístico.

No número dos atletas promissores incluo:
Vítor Garcia, Reyes, Tiago e Rafa (defesas). Mikel, Tozé , Pedro Moreira e Herrera (meio-campo). Gonçalo e Kayembe (avançados).


Pedro Moreira e Reyes colocam “Bês” na Liderança
02-02-2014 - ​Com Kadú, Reyes, Herrera e Ricardo, reforços da equipa principal, presentes no 11 inicial, o FC Porto B venceu, este domingo, o Marítimo B, por 2-0, em jogo da 28.ª jornada da Segunda Liga. Pedro Moreira e Reyes, com golos oportunos, carimbaram a subida à liderança da Segunda Liga, em conjunto com Penafiel e Moreirense (todos com 50 pontos).
O domínio territorial dos portistas, patente desde o primeiro minuto de jogo,"alastrou" até às alas, onde Tozé, Ricardo, Rafa e Víctor García se exibiram a bom nível. Os insulares, que haviam infligido a primeira derrota da época (2-0, na sétima jornada) ao FC Porto B, apresentaram uma formação bastante defensiva e as iniciativas portistas pareciam condenadas a esbarrar na "muralha" maritimista.
No entanto, aos 39 minutos, após uma boa recuperação de bola de Víctor García, Ricardo arrancou pela direita e cruzou, tendo Pedro Moreira aproveitado uma hesitação do guarda-redes e de um central adversário para fazer o 1-0. O Marítimo B reagiu, colocando Kadú à prova por duas vezes ainda antes do intervalo, tendo o guarda-redes angolano correspondido da melhor forma e mantido a sua baliza inviolada.
Na segunda metade, a equipa insular, 12.ª classificada à entrada para esta jornada (36 pontos), exibiu uma atitude mais ofensiva. Os comandados por Luís Castro, no entanto, mostraram maturidade e conseguiram controlar as investidas maritimistas, enquanto tentavam aumentar a vantagem. Tozé, no seguimento de um livre (59m), esteve muito perto de conseguir o segundo golo, mas foi Reyes, aos 67 minutos, que teve esse privilégio : Rafa cobrou um livre na direita, Mikel cabeceou ao segundo poste e Reyes, na pequena-área, empurrou a bola para a baliza deserta.
O FC Porto B controlou bem a partida a partir deste momento, beneficiando ainda da expulsão de Alex Soares (77m) para ter o domínio total até ao final do jogo. Ainda houve tempo para um pormenor delicioso de Gonçalo Paciência (83m) que apenas não deu em golo devido a uma intervenção do guarda-redes José Sá.
O próximo jogo do FC Porto B é contra o Santa Clara, no Estádio de S. Miguel, nos Açores, a 9 de Fevereiro, pelas 15h00 (16h00 em Portugal Continental).

FICHA DE JOGO

FC PORTO B 2 MARÍTIMO B 0
Segunda Liga, 28.ª jornada - Estádio de Pedroso

Árbitro: Hugo Pacheco (Porto)
Assistentes: Cristóvão Moniz e Luís Cabral

FC PORTO B: Kadú; Víctor García, Reyes, Tiago Ferreira e Rafa; Mikel, Pedro Moreira (cap.) e Herrera; Ricardo, Tozé e Gonçalo
Substituições: Herrera por Kayembe (46m), Ricardo por Ivo (62m) e Mikel por Tomás Podstawski (81m)
Não utilizados: Caio, Frederic, Leandro e André Silva
Treinador: Luís Castro

MARÍTIMO B: José Sá; Tiago, Ricardo Alves (cap.), Fábio Santos e Armando; Kiko, Carlos Daniel, Filipe Oliveira e Alex Soares; Edivândio e Fábio Abreu
Substituições: Edivândio por Jorge Chula (17m), Carlos Daniel por Ibrahim (46m) e Fábio Abreu por Teng Lei (82m)
Não utilizados: Rui Vieira, Luís Miguel, Cristiano e Dino
Treinador: Ivo Vieira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Pedro Moreira (39m) e Reyes (67m)
Disciplina: cartão amarelo a Jorge Chula (41m), Mikel (45m+2), Alex Soares (58m), Kiko (62m), Ricardo Alves (67m) e Gonçalo Paciência (87m); cartão vermelho a Alex Soares (77 m)

Sem comentários: